Entenda a importância da iluminação para o Revestimento 3D!

iluminação (8)

Entenda a importância da iluminação para o Revestimento 3D!

Quando elaboramos um projeto arquitetônico ou de decoração, um dos aspectos que deve ser levado em consideração é a iluminação do ambiente. Esse fator ganha mais importância ainda quando o cômodo será decorado com o Revestimento 3D.

As texturas do Revestimento 3D, quando combinadas com iluminação ideal, cria um ambiente com um cenário aconchegante e requintado. Para isso, é preciso que haja uma dedicação exclusiva com a iluminação do ambiente em que será aplicado o revestimento.

A iluminação possui um papel muito importante na forma que percebemos o espaço. Por essa razão, a escolha da cor e da textura do Revestimento 3D deve ser escolhida junto com os efeitos luminotécnicos da referida decoração.

Como deve ser feita a iluminação do Revestimento 3D

Quando investimos em uma decoração com Revestimento 3D, a iluminação do ambiente pode ser feita de duas formas:

    • Iluminação dirigida
    • Iluminação indireta

A iluminação dirigida não tem como objetivo iluminar todo o ambiente, mas sim incidir luz em locais específicos, como quadros e revestimentos. No caso da iluminação do revestimento 3D, você pode usar spots com lâmpadas dicroicas ou leds, ou seja, lâmpadas com iluminação em foco. Elas marcarão certos pontos do revestimento 3D, dando destaque à textura que você escolheu. Os spots podem ser colocados tanto no teto quanto no chão do ambiente.

A iluminação indireta incide em uma determinada superfície para, dessa forma, ser refletida. Assim, ela atinge o ponto que deve ser iluminado. Esse tipo de iluminação proporciona ao ambiente um efeito mais aconchegante, pois não é muito invasiva. Em cômodos que possuem Revestimento 3D, a iluminação indireta, combinada com a direta, provoca um efeito de luz e sombra que enfatiza os detalhes do relevo escolhido, dando um toque contemporâneo e elegante ao ambiente.

Cuidados com a iluminação em Revestimentos 3D

A iluminação é responsável por destacar o revestimento através de um jogo de luz e sombra. Contudo é preciso tomar algumas precauções para não tirar o conforto do ambiente, deixando-o sombrio.Para que isso não aconteça, você deve consultar um especialista em arquitetura e design de interiores para saber se não ocorre perda de luz e sombra quando o revestimento 3D da parede é ressaltado.

É importante também fazer a escolha certa da cor da luz, dentre elas possui cores quentes, neutras e frias, faça a escolha de acordo com o que você quer transmitir no ambiente.

Ademais, você deve observar o tamanho do ambiente que pretende colocar o revestimento 3D. Isso porque, se o cômodo for pequeno e pouco iluminado, a decoração pode criar um clima claustrofóbico no mesmo. Isso pode ser evitado através da escolha de texturas suaves para o revestimento 3D e o uso de iluminação direcionada.

Assim, sabendo da importância da iluminação para o revestimento 3D a tendência é que as pessoas, interessadas em aplicar esse tipo de decoração em suas respectivas casas, procurem profissionais da área de arquitetura e design de interiores para auxiliarem na iluminação do ambiente e destacá-lo. Dedique uma atenção especial nas luzes do cômodo!

Share the Post

About the Author

Comments

No comment yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *